segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

90's


Hoje deu-me para a saudade. Saudade da infância. Saudade do quão feliz fui nessa infância.

Cresci nos míticos anos 90. Os melhores, na minha opinião. Assim sendo, posso dizer que ‘ainda sou do tempo’ de uma data de coisas que toda a gente ainda, certamente, se lembra. Comecemos pelos desenhos animados. Quem se lembra das famosas Navegantes da Lua e do Dartacão e até mesmo dos Power Rangers? Quem nunca brincou ao ‘em nome da Lua, vou castigar-te’ ou nunca andou à 'luta de faz de conta' como os Power Rangers, que se acuse. Eu era fã destes desenhos, não perdia um episódio e não me custava nada acordar cedo ao fim-de-semana para os ver. E quem se lembra também da Rua Sésamo e do pássaro gigante Poupas e do Becas e do Egas? ‘Vamos aprender como se vai até à Rua Sésamo!’

Era também o tempo de fazer colecções de Tazos, aqueles discos pequeninos com bonecos que saiam nos pacotes de batatas fritas. Quantas e quantas vezes não as comprava só por causa dos Tazos. E a febre dos tamagotchi? Andava tudo de tamagotchi na mão a alimentar e a brincar com o amiguinho virtual. Era também o tempo do walkman/discman. Ter um era o quivalente a ter um tablet hoje em dia, era muito à frente andar de walkman pendurado nas calças e auscultadores nos ouvidos. E por falar em música, quem não era fã das Spice Girls ou dos bonitinhos (not) Backstreet Boys? Eram os grupos do momento e quem não gostasse era um ovo podre.

Nos anos 90 começaram as primeiras telenovelas brasileiras, claramente impróprias para crianças mas que nós víamos na mesma. Depois ficávamos cheias de medo a pensar no fantasma Alexandre da novela ‘A viagem’. Era também o tempo em que se colocava um rodinha chamada Dot no ecrã da televisão pois dizia-se que dava direito a prémios. A sério que alguém acreditava nisso?

Era o tempo das chiclets Gorila. Adorava as de morango. Uma vez engoli uma e fartei-me de chorar a pensar que ia morrer. Não morri. E continuei a mascar chiclets Gorila como se não houvesse amanhã. Ainda hoje gosto. Era também o tempo dos Yo-Yo, aquela rodinha com um fio preso que subia e descia. Os miúdos de hoje em dia nem devem sequer saber o que é. Mas naquela altura era muito fixe jogar yo-yo. Eu tinha um vermelho e branco (à Benfica, claro!).

Isto para dizer que os anos 90 foram os melhores anos e que a minha infância não poderia ter sido melhor. Era o tempo em que podíamos brincar na rua até escurecer. Não havia telemóveis, quando as nossas mães nos queriam chamar, chamavam assim como que a gritar ‘Catarina Maria se não vens já para casa nem sabes o que te acontece’. E eu não ligava. E nunca me aconteceu nada (graças aos meus avós que me super-protegiam e me estragavam com mimos). Era o tempo em que os Domingos eram para brincar com as primas - brincávamos às 'mães e às filhas', às escolas e até mesmo às procissões (sim, brincávamos às procissões...é deprimente, eu sei!). Era o tempo em que se construíam amizades para a vida, nos recreios da escola enquanto aprendíamos, brincávamos e crescíamos. Era o tempo em que a família se reunia nos dias de festa, não faltava ninguém, os avós eram saudáveis e enérgicos e nós acreditávamos que seria assim para sempre. Da mesma forma que acreditávamos que o ‘ser grande’ demoraria muito, muito tempo a chegar. A verdade é que não demorou e, num piscar de olhos, crescemos e ficou apenas a doce lembrança dessa infância. Que saudades!

3 comentários:

  1. Não pude deixar de sorrir ao ler este post querida :) a minha avó (com quem vivi até aos 9 anos) proibia-me de ver Power Rangers (que eu ADORAVA) e Songoku (que também ADORAVA) porque eu ia para a rua a imitar e a lutar com inimigos imaginários e isso irritava-a porque eu era capaz de o fazer o dia todo eheh quando falaste nos tamagotchi fiquei triste porque foi o único brinquedo que eu disse mesmo «quero» e nunca, até hoje, recebi... Será que ainda se vendem? Ainda vou comprar um :D

    ResponderEliminar
  2. Sou dos finais dos anos 80 portanto lembro-me de tudo isso e realmente foi uma infância muito mais feliz do que, por exemplo, os meus primos têm hoje em dia, cada um agarrado a um tablet ou telemóvel, a jogar a toda a hora.
    Deixas-te-me melancólica e com saudades :)

    ResponderEliminar
  3. Ai meu Deus!!!! Este post trouxe-me recordações tão boas! Não te castigo em nome da lua nem te desafio para uma luta porque estou com a lágrimazinha no canto do olhos devidos a estas recordações tão lindaaaaas :') mas confesso que em relação aos BSB sou/era um ovo pobre que eu não gostava deles nem por nada! E as gorila melhores são as de banana :P. A porcaria dos dots ainda no outro dia o meu irmão encontrou uma nos confins de uma gaveta e me perguntou o que aquilo era xD... e era capaz de aqui estar a desfiar as minhas memórias todas em relação a tudo o que referis-te (menos a novela brasileira, essa passou-me ao lado), mas já daqui não saia! Obrigado por este momento tão bom :D

    ResponderEliminar