terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A pessoa mais importante da tua vida és tu


A pessoa mais importante da tua vida és tu. Pode parecer presunçoso ou egoísta mas é a verdade. Ou, pelo menos, assim deveria ser. Se não nos colocarmos em primeiro lugar, se não nos amarmos verdadeiramente, independentemente do que os outros pensam ou dizem, não conseguiremos ser felizes por inteiro. Enquanto não nos valorizarmos, enquanto não tomarmos as rédias do nosso querer, não conseguiremos ter paz.

A vida é que me tem ensinado isto. Durante muitos anos andei à deriva, sem saber bem qual o meu espaço, sem saber bem quem era. Muitas vezes me anulei perante os outros, porque não queria arrufos, porque pensava que a minha opinião iria magoar. No fim de tudo, quem saía sempre magoada era eu. Fui aprendendo com as quedas que dei, com o tanto que me fizeram sofrer, com as palavras maldosas e os gestos ingratos. Durante muito tempo dei tudo de mim, de forma desenfreada e exagerada. E fui ficando desgastada, dorida, cansada. Até ao dia em que percebi que eu tinha de me dar mais importância e mais valor. Percebi que tinha de tomar conta de mim, recuperar a minha auto-estima, dar a minha opinião, não me calar perante aquilo que achava injusto. Aprendi a gostar de mim como sou (com as minhas curvas generosas e o meu mau feitio matinal). Aprendi a olhar ao espelho todos os dias e dizer 'És linda! Adoro-te!'. Não, não é narcisismo, é amor-próprio. E, quando aprendemos a ter este amor pela nossa pessoa, amar os outros é tão mais fácil e tão melhor. Da mesma forma que amarem-nos se torna mais genuíno e espontâneo.

Claro que há dias menos bons. Sempre haverá. O segredo está em contorná-los, em não dar ouvidos a quem não importa, a não nos deixarmos subjugar. O segredo é continuarmos a acreditar na pessoa que vamos construindo, dia após dia, batalha após batalha. O segredo, o verdadeiro segredo, está em jamais desistirmos de nós.


5 comentários:

  1. Adorei!! É que podia ter sido eu a escrever isto!! :D

    ResponderEliminar
  2. Parabéns querida! Desejo-te um sucesso imenso! Já li todos os textos que escreveste e vou continuar por aqui. Gostei especialmente deste porque sinto uma espécie de renascimento e isso é muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Engraçado que me apercebi também disso tudo recentemente e concordo em absoluto contigo em tudo o que escreves-te.

    ResponderEliminar